sábado, 17 de setembro de 2011

Capitães da Areia. Resenha


      O Livro Capitães da Areia escrito por Jorge Amado em 1937 é u romance que fala, sobre meninos abandonados que morram em um velho e abandonado trapiche, esses meninos cometem pequenos furtos para que possam sobreviver, no livro mostra a história de vários garotos que estão entre a infância e a adolescência, a história se passa na cidade da Bahia no estado de Salvador. Os únicos que se preocupam com eles são o padre José Pedro e a mãe-de-santo Don'Aninha os únicos que os meninos respeitam. Pedro Bala é o Chefe dos Capitães todos os outros meninos o respeitava ele é o que tinha a autoridade maior entre os garotos um menino de quinze anos, loiro, com uma cicatriz no rosto uma espécie de pai para os outros; Sem-Pernas um menino coxo que usava a sua deficiência para entrar em casas que depois seriam assaltadas; Professor o único que era alfabetizado e lia histórias para os que não eram; Gato que com seu jeito malandro conquistou uma prostituta, a Dalva; João Grande um negro bom; Querido-de-Deus um capoeirista que é só amigo do grupo; Pirulito que é um menino que que ser padre quando crescer e que já mostrava essa vocação entre outros; no grupo só havia uma menina Dora, menina que se tornou uma como os outros cometia crimes e fazia as mesmas coisas que todos os outros, ela era como uma amiga, irmã, noiva e esposa.
     Jorge Amado quis mostrar com esse livro os problemas que existiam em nossa sociedade naquela época e que ainda hoje existe, hoje em dia existe muitos meninos que se for comparar se encaixam perfeitamente com os Capitães, por falta de assistência do governo que não dá um acompanhamento a eles, também por não ter uma mãe e um pai que lhes de amor, afeto. educação, carinho e atenção, que os ensinem o que é certo e o que é errado, por esses motivos que muitos meninos se envolvem no mundo do crime, violência e prostituição. Se os nossos governantes se preocupassem um pouco mais com esses menino talvez esse seria um problema que já teria uma solução. 
     Na época que Jorge Amado escreveu o livro e o mesmo foi publicado, foi como um golpe no governo por que mostrava o que o governo  não queria mostrar pro povo tanto que esse livro foi queimado em praça publica. Este livro é um marco na literatura brasileira e é uma história que nos envolve por que tem ação, romance, aventura, comédia, drama e união entre os meninos que se encontram na história, e nos mostra o lado menos favorecido da sociedade em que vivemos. Vale a pena a leitura, por que retrata a nossa realidade até os dias de hoje.
      Jorge Amado quando escreveu este livro dormio alguns dias no trapiche em companhia dos meninos por isso que ele tem uma riqueza em detalhes dos lugares em que são retratados no livro como os becos, ruas e ladeiras da cidade.

 Então eu mesma que escrevi essa resenha e o meu professor me deu a nota 9, caso vocês quiserem copiar eu não ligo vio, então um beijo a todos os que leram isso '-' (mas era melhor você fazer a sua propria resenha ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário